Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Matéria da coluna "E por falar em cultura"- Jornal Domingo (Pouso Alegre)

5º. Fórum Sul Mineiro de Cultura



          O 5º. Fórum Sul Mineiro de Cultura aconteceu nos dias 24 e 25 de agosto, no Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre. Tendo como tema principal “Arte para todos”, foram discutidos os diversos meios para se conseguir realizar atividades culturais em instituições de ensino, com palestras, depoimentos, reflexões e debates sobre o assunto.
          Patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e pela ACAJAL (Associação de Cultura e Artes José Antonio Lobo), contou na Comissão Organizadora com Cezar Cayon, Cleverson Miranda Natali, Fernanda Tersi Andrietta e Consuelo Ferreira Gonçalves (Presidente do Fórum, Vice Presidente da ACAJAL e Vice Diretora do Conservatório). A Coordenadora e Empreendedora do Projeto é a Professora Wilma Andery Fanuchi, ex Diretora do Conservatório, pianista e membro da ACAJAL.
          No dia 24 de agosto o Professor José Rezende Vilela, Diretor do Centro de Educação Profissional Tancredo Neves de Brazópolis falou sobre a “Problemática para ações culturais nas escolas”. O CEP de Brazópolis é uma escola técnica, que sempre se preocupou em formar também culturalmente. Vários depoimentos foram dados em relação ao trabalho maravilhoso que é desenvolvido lá. Embora haja falta de apoio do poder público, recursos financeiros muito escassos, falta de política cultural do município, desinteresse do comércio e indústria, burocracia e falta de música nas escolas, o CEP, tão bem administrado pelo Professor Vilela, tem se destacado pelo trabalho cultural desenvolvido, pela maneira como recebe e valoriza os artistas que se apresentam lá, e pela conscientização dos alunos quanto às Artes em geral.
          Em seguida, o Professor Ivan José Felipe da Silva, da “Cia. De Dança Ivan Felipe”, falou sobre os “Frutos das ações culturais em dança nas escolas públicas”.
          Presença marcante do Dr. Carlos Laraia, Pró Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIVAS, que falou sobre os “Frutos do Festival de Inverno da UNIVAS e a importância para a sociedade pouso alegrense”. Participação muito especial também do Dr. Antonio Homero Toledo, Coordenador de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIVAS e da Professora Adriana de Freitas Cardoso, Coordenadora Cultural de Extensão – Festival de Inverno – UNIVAS.
          As dificuldades com patrocínio são unanimidade. Foram dados depoimentos importantes, e é interessante ressaltar a luta, a garra, o profissionalismo e o idealismo de quem trabalha com cultura.
          No dia 25 de agosto o Professor Amaury Vieira Fernandes da UNIFEI falou sobre a “Problemática para ações culturais na universidade” e “Tradição da Música Coral em Itajubá – MG”. A cidade possui 52 corais em atividade. Isso mesmo, cinqüenta e dois corais. Ele frisou, entre muitas coisas interessantes e imprescindíveis, o saber vender o produto cultural, já que cultura não é palpável, não gera placa na obra.
          O músico, empresário e produtor musical Emílio Victtor, da cidade de Perdões, falou sobre a “Problemática para Ações Culturais na Sociedade” e “Vocação cultural de Perdões – MG”. Deu depoimentos importantes, mostrando o trabalho que realiza, buscando soluções para a resistência que existe em se apoiar a cultura.
          Após essas palestras, foi realizada mesa redonda para discussão, perguntas, depoimentos e elaboração do Documento Conclusivo.
          Os trabalhos do 5º. Fórum Sul Mineiro de Cultura foram encerrados em grande estilo: com uma belíssima apresentação do Coral da UNIFEI, sob a regência de Amaury Vieira Fernandes, na Capela das Dorotéias. Emoção, beleza, elevação espiritual e vontade de que aquele momento ficasse para sempre...
          Volto a falar no Fórum no próximo artigo, quando descreverei os assuntos tratados com mais detalhes, levando ao conhecimento dos interessados o documento conclusivo.
           Quem participou, com certeza saiu de lá muito mais enriquecido culturalmente.



(Regina Vilela é Professora aposentada do Conservatório de Pouso Alegre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário